TÍTULO:
“CINEMATECA LITERÁRIA: PESQUISA E DIVULGAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E
TECNOLÓGICOS PARA A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE"
INTRODUÇÃO
Qual é a importância da leitura em um mundo dominado pela tecnologia,
pelas mudanças impostas pelas redes, internet, I-pods, I-pads, tablets? Como
provocar o desejo de saber no sujeito dominado pelo imperativo de gozo imediato
quando a leitura exige esse adiamento... Este projeto busca uma resposta à
questão proposta, com a pesquisa sobre as obra literárias e cinematográficas
clássicas, românticas e contemporâneas da literatura juvenil e jovem,
articuladas à arte. Buscam-se formas
para lidar com a transformação de nossa era - considerada como uma época de
declínio dos ideais e da autoridade - visando a facilitação da leitura, a
realização do sujeito através da educação e daquelas expressões artísticas: a
literatura e o cinema.
Dentro de um mundo que, cada vez mais, investe nas novas mídias, este
projeto investe na pesquisa e criação de um novo espaço de reflexão sobre as
mudanças rápidas, radicais e inevitáveis, assim como na experimentação prática
dos novos recursos oferecidos à educação. O objetivo principal é a preservação
do humanismo no espaço dominado pelo princípio de prazer que as novas
tecnologias oferecem, articulando os novos saberes, produzidos, em grande
parte, automaticamente, e baseados só no gozo, ao saber construído pela
educação e pela arte, dirigidos ao público infantil, adolescente e jovem: esse
público que investe “massivamente”, convive prazerosamente, ou não, e sofre com
os efeitos das mudanças nesse universo pós-moderno, predominantemente visual.
O investimento inicial dos pesquisadores
nestes saberes e práticas, dentro do projeto Pic-uva, no contexto acima
referido, pautou-se na pesquisa teórica e de campo desses novos recursos,
priorizando os recursos cinematográficos visuais em suas articulações com a
leitura e a literatura, na exposição de seus usos e abusos, com uma perspectiva
crítica, através de palestras e apresentações em escola municipal e na UVA.
Visando o estímulo à leitura e escrita escolar na faixa da infância e
adolescência, objetivos priorizados no presente projeto.
Este projeto de
pesquisa está voltado para o desenvolvimento de reflexão e sua divulgação
através de apresentações e estruturação, de produção de uma publicação
artesanal, inicialmente, em forma de um blog em progresso, visando a publicação
em um futuro brevíssimo de um livro (brochura) com o conteúdo da pesquisa,
realizada pelos pesquisadores Pablo Vital de Lima, Bruno Cesar de Mello Alves,
a coordenadora Marilene Ferreira Cambeiro e professores participantes e
convidados como a professora Sabine Mendes e Maria da Conceição Silva, que se
apresentaram na Cinemateca literária UVA; cuja organização geral passa pela
pró-reitoria comunitária e pelo departamento de Letras; e é coordenada pela
professora doutora Marilene Ferreira Cambeiro, também orientadora do projeto
ligado ao PIC-UVA nos anos 2011 e 2012.
Embora a técnica esteja a serviço do bem-estar humano, inevitavelmente,
também traz o mal-estar para a civilização contemporânea (FREUD, 1989b) pelos
excessos impostos, cada vez mais, sem a devida pausa reflexiva para a crítica
desse uso “desbussolado”.
Na busca de estímulos para a leitura de obras literárias, tão
importantes à formação humana e do coletivo social (BENJAMIM, 1999), assim como
ao aprendizado da língua portuguesa, foram buscadas as articulações entre o
acervo brasileiro e universal de filmes baseados em obras literárias voltados
para a infância e juventude. Utiliza-se, nessa pesquisa dos saberes teóricos
literários, psicanalíticos e filosóficos, principalmente pelos estudos de FREUD
(1986), BENJAMIN (1999), DELEUZE (2007), TODOROV (s/data), ELIADE (2010), entre
outros, conforme bibliografia.
A cinemateca literária, realizada na Uva, com o público de jovens alunos
universitários, e em escolas do município (adolescentes) resultou em várias
produções das apresentações textuais dos pesquisadores, da coordenadora e de
professores convidados e visitantes. Esses trabalhos, fundamentados nas
reflexões teóricas e nas pesquisas práticas de campo realizadas nos últimos semestre,
estarão à disposição do pesquisador visitante deste blog. As obras listadas
abaixo e os filmes sobre essas obras, que fizeram parte do acervo da pesquisa,
poderão ser utilizados, desde que sejam atribuídos os créditos devidos aos
autores referidos. Abaixo, poderão ser aferidas as obras que tiveram sua
recepção e uso pedagógico e didático confirmados nesta pesquisa.
Fazem parte do acervo de obras pesquisadas
pelo pesquisador Pablo Vital as obras de vertente mitológica dos CONTOS MITOLÓGICOS CLÁSSICOS E MODERNOS:
Fazem parte do acervo de obras pesquisadas
pelo pesquisador Bruno Alves as obras da vertente dos CONTOS FANTÁSTICOS E MARAVILHOSOS ROMÂNTICOS E MODERNOS:
4) CARROLL, Lewis. Aventuras de Alice no País das Maravilhas; Através do espelho e o que
Alice encontrou por lá;
Fazem parte do acervo
as obras pesquisadas pela coordenadora da pesquisa, a professora doutora
(UFRJ-UVA) Marilene F. Cambeiro; por pesquisadores visitantes como a professora
e mestra (UFRJ) Maria da Conceição Silva, e a professora doutoranda (PUC-UVA) convidada
Sabine Mendes para apresentação da vertente dos CONTOS FANTÁSTICOS E MARAVILHOSOS assim como da vertente das OBRAS
MITOLÓGICAS ou ficcionais clássicas ou românticas que convivem com a
contemporaneidade das versões:
7) PERRAULT, C. Chapeuzinho
Vermelho e o filme “Confiar”;
Acrescentamos neste espaço
alguns links para arquivos de informações suplementares tais como: lista de obras
trabalhadas na cinemateca, antes desta pesquisa ate a presente data; dados
obtidos na pesquisa de campo que nos orientaram na pesquisa e registros
fotográficos de eventos conectados ou em conexão com a pesquisa, realizados na
UVA e em escola da rede municipal.
OBJETIVOS:
Divulgar a literatura e o cinema,
dentro do pressuposto interdisciplinar , visando a utilização das novas
tecnologias voltadas para a educação e a transmissão da cultura brasileira e
universal aos jovens de todas as idades, na comunidade interna e externa da
UVA;
Atender à demanda dos alunos da
graduação de Letras, de Educação e a quem se interessar pela pesquisa de
recursos humanos tecnológicos voltados para a educação, para a cultura e para
as artes da literatura e do cinema , estimulando a leitura das obras citadas e
a ampliação do universo artístico de obras nacionais e universais;
Contribuir para a formação cultural e linguística
de brasileiros e estrangeiros falantes da língua portuguesa, jovens de todas as
idades com os resultados de uma pesquisa que se constitui como um work in progress,
voltada para a literatura e a filmografia brasileiras e universais em suas
vertentes clássica, moderna e contemporânea, assim como em suas versões;
RESULTADOS
Assim, este projeto espera que o investimento feito na pesquisa resulte
em novas pesquisas, e em novas apresentações dos trabalhos realizados em
escolas da rede pública, ou escolas particulares, assim como na apresentação de
filmes e de pesquisas ( as quais já se encontram estruturadas em power-point)
em eventos programados, sendo essas pesquisas voltadas aos alunos
universitários, professorandos, ou não, aos professores de Língua Portuguesa e
Literatura, assim como, os jovens de todas as idades.
Pretende-se, ainda, assinalar a produção de um saber prático e teórico
sobre o tema proposto, dentro das limitações de tempo, espaço e nível
requeridos. mas com valor científico, comprovado nas pesquisas, sobre a
utilização de uma nova forma de despertar o aluno adolescente e o jovens para a
leitura, para a arte e para a construção do pensamento e da subjetividade
humanas, considerando-se. sob esse ponto de vista o sabido e o não sabido; o
possível e o impossível... O limite finito e o infinito do humano.
CONCLUSÃO
Assim, como resultado final, a realização deste projeto de pesquisa
trará um saber novo sobre a utilização consciente e crítica das novas
tecnologias, especificamente da utilização do cinema na provocação do desejo de
leitura dessas obras que são referências na cultura; desejo de saber
fundamentado na leitura e na escrita , a partir da observação de que vivemos
uma era em que o olhar, que domina a cultura contemporânea através de internet,
fóruns de opinião, tablets ou smartphones, pode ser não só um instrumento de
gozo, mas também fonte de aquisição de novas ferramentas para o saber do
humano, através da extração do saber sobre esse objeto privilegiado que é o
olhar, assim como um novo direcionamento desse olhar para arte e o saber
advindo do desejo de leitura de obras literárias, acrescente-se, aqui, a
criação de hábitos saudáveis no adolescente como o de frequentar e apreciar uma
outra arte, a cinematográfica, que enriquece a vivência do aluno dentro de um
mundo amplamente, mas também paradoxalmente tecnicizado e carente de valores.
Marilene Ferreira Cambeiro (coordenadora do referido
projeto ligado ao PIC-UVA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário