TÍTULO:

 

“CINEMATECA LITERÁRIA: PESQUISA E DIVULGAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E TECNOLÓGICOS PARA A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE"

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

Qual é a importância da leitura em um mundo dominado pela tecnologia, pelas mudanças impostas pelas redes, internet, I-pods, I-pads, tablets? Como provocar o desejo de saber no sujeito dominado pelo imperativo de gozo imediato quando a leitura exige esse adiamento... Este projeto busca uma resposta à questão proposta, com a pesquisa sobre as obra literárias e cinematográficas clássicas, românticas e contemporâneas da literatura juvenil e jovem, articuladas à arte. Buscam-se formas para lidar com a transformação de nossa era - considerada como uma época de declínio dos ideais e da autoridade - visando a facilitação da leitura, a realização do sujeito através da educação e daquelas expressões artísticas: a literatura e o cinema.

 

 

Dentro de um mundo que, cada vez mais, investe nas novas mídias, este projeto investe na pesquisa e criação de um novo espaço de reflexão sobre as mudanças rápidas, radicais e inevitáveis, assim como na experimentação prática dos novos recursos oferecidos à educação. O objetivo principal é a preservação do humanismo no espaço dominado pelo princípio de prazer que as novas tecnologias oferecem, articulando os novos saberes, produzidos, em grande parte, automaticamente, e baseados só no gozo, ao saber construído pela educação e pela arte, dirigidos ao público infantil, adolescente e jovem: esse público que investe “massivamente”, convive prazerosamente, ou não, e sofre com os efeitos das mudanças nesse universo pós-moderno, predominantemente visual.

 

 

             O investimento inicial dos pesquisadores nestes saberes e práticas, dentro do projeto Pic-uva, no contexto acima referido, pautou-se na pesquisa teórica e de campo desses novos recursos, priorizando os recursos cinematográficos visuais em suas articulações com a leitura e a literatura, na exposição de seus usos e abusos, com uma perspectiva crítica, através de palestras e apresentações em escola municipal e na UVA. Visando o estímulo à leitura e escrita escolar na faixa da infância e adolescência, objetivos priorizados no presente projeto.

 

            Este projeto de pesquisa está voltado para o desenvolvimento de reflexão e sua divulgação através de apresentações e estruturação, de produção de uma publicação artesanal, inicialmente, em forma de um blog em progresso, visando a publicação em um futuro brevíssimo de um livro (brochura) com o conteúdo da pesquisa, realizada pelos pesquisadores Pablo Vital de Lima, Bruno Cesar de Mello Alves, a coordenadora Marilene Ferreira Cambeiro e professores participantes e convidados como a professora Sabine Mendes e Maria da Conceição Silva, que se apresentaram na Cinemateca literária UVA; cuja organização geral passa pela pró-reitoria comunitária e pelo departamento de Letras; e é coordenada pela professora doutora Marilene Ferreira Cambeiro, também orientadora do projeto ligado ao PIC-UVA nos anos 2011 e 2012.

 

Embora a técnica esteja a serviço do bem-estar humano, inevitavelmente, também traz o mal-estar para a civilização contemporânea (FREUD, 1989b) pelos excessos impostos, cada vez mais, sem a devida pausa reflexiva para a crítica desse uso “desbussolado”.

 

Na busca de estímulos para a leitura de obras literárias, tão importantes à formação humana e do coletivo social (BENJAMIM, 1999), assim como ao aprendizado da língua portuguesa, foram buscadas as articulações entre o acervo brasileiro e universal de filmes baseados em obras literárias voltados para a infância e juventude. Utiliza-se, nessa pesquisa dos saberes teóricos literários, psicanalíticos e filosóficos, principalmente pelos estudos de FREUD (1986), BENJAMIN (1999), DELEUZE (2007), TODOROV (s/data), ELIADE (2010), entre outros, conforme bibliografia.

 

A cinemateca literária, realizada na Uva, com o público de jovens alunos universitários, e em escolas do município (adolescentes) resultou em várias produções das apresentações textuais dos pesquisadores, da coordenadora e de professores convidados e visitantes. Esses trabalhos, fundamentados nas reflexões teóricas e nas pesquisas práticas de campo realizadas nos últimos semestre, estarão à disposição do pesquisador visitante deste blog. As obras listadas abaixo e os filmes sobre essas obras, que fizeram parte do acervo da pesquisa, poderão ser utilizados, desde que sejam atribuídos os créditos devidos aos autores referidos. Abaixo, poderão ser aferidas as obras que tiveram sua recepção e uso pedagógico e didático confirmados nesta pesquisa.

 

Fazem parte do acervo de obras pesquisadas pelo pesquisador Pablo Vital as obras de vertente mitológica dos CONTOS MITOLÓGICOS CLÁSSICOS E MODERNOS:

 

 


 


 


 

 

             Fazem parte do acervo de obras pesquisadas pelo pesquisador Bruno Alves as obras da vertente dos CONTOS FANTÁSTICOS E MARAVILHOSOS ROMÂNTICOS E MODERNOS:

 

 

4) CARROLL, Lewis. Aventuras de Alice no País das Maravilhas; Através do espelho e o que Alice encontrou por lá;

 


 

            Fazem parte do acervo as obras pesquisadas pela coordenadora da pesquisa, a professora doutora (UFRJ-UVA) Marilene F. Cambeiro; por pesquisadores visitantes como a professora e mestra (UFRJ) Maria da Conceição Silva, e a professora doutoranda (PUC-UVA) convidada Sabine Mendes para apresentação da vertente dos CONTOS FANTÁSTICOS E MARAVILHOSOS assim como da vertente das OBRAS MITOLÓGICAS ou ficcionais clássicas ou românticas que convivem com a contemporaneidade das versões:

 


 

7) PERRAULT, C. Chapeuzinho Vermelho e o filme “Confiar”;

 



 

                     Acrescentamos neste espaço alguns links para arquivos de informações suplementares tais como: lista de obras trabalhadas na cinemateca, antes desta pesquisa ate a presente data; dados obtidos na pesquisa de campo que nos orientaram na pesquisa e registros fotográficos de eventos conectados ou em conexão com a pesquisa, realizados na UVA e em escola da rede municipal.

 




 

OBJETIVOS:

 

Divulgar a literatura e o cinema, dentro do pressuposto interdisciplinar , visando a utilização das novas tecnologias voltadas para a educação e a transmissão da cultura brasileira e universal aos jovens de todas as idades, na comunidade interna e externa da UVA;

 

            Atender à demanda dos alunos da graduação de Letras, de Educação e a quem se interessar pela pesquisa de recursos humanos tecnológicos voltados para a educação, para a cultura e para as artes da literatura e do cinema , estimulando a leitura das obras citadas e a ampliação do universo artístico de obras nacionais e universais;

 

Contribuir para a formação cultural e linguística de brasileiros e estrangeiros falantes da língua portuguesa, jovens de todas as idades com os resultados de uma pesquisa que se constitui como um work in progress, voltada para a literatura e a filmografia brasileiras e universais em suas vertentes clássica, moderna e contemporânea, assim como em suas versões;

 

RESULTADOS

 

Assim, este projeto espera que o investimento feito na pesquisa resulte em novas pesquisas, e em novas apresentações dos trabalhos realizados em escolas da rede pública, ou escolas particulares, assim como na apresentação de filmes e de pesquisas ( as quais já se encontram estruturadas em power-point) em eventos programados, sendo essas pesquisas voltadas aos alunos universitários, professorandos, ou não, aos professores de Língua Portuguesa e Literatura, assim como, os jovens de todas as idades.

 

 

Pretende-se, ainda, assinalar a produção de um saber prático e teórico sobre o tema proposto, dentro das limitações de tempo, espaço e nível requeridos. mas com valor científico, comprovado nas pesquisas, sobre a utilização de uma nova forma de despertar o aluno adolescente e o jovens para a leitura, para a arte e para a construção do pensamento e da subjetividade humanas, considerando-se. sob esse ponto de vista o sabido e o não sabido; o possível e o impossível... O limite finito e o infinito do humano.

 

 

 

CONCLUSÃO

 

 

Assim, como resultado final, a realização deste projeto de pesquisa trará um saber novo sobre a utilização consciente e crítica das novas tecnologias, especificamente da utilização do cinema na provocação do desejo de leitura dessas obras que são referências na cultura; desejo de saber fundamentado na leitura e na escrita , a partir da observação de que vivemos uma era em que o olhar, que domina a cultura contemporânea através de internet, fóruns de opinião, tablets ou smartphones, pode ser não só um instrumento de gozo, mas também fonte de aquisição de novas ferramentas para o saber do humano, através da extração do saber sobre esse objeto privilegiado que é o olhar, assim como um novo direcionamento desse olhar para arte e o saber advindo do desejo de leitura de obras literárias, acrescente-se, aqui, a criação de hábitos saudáveis no adolescente como o de frequentar e apreciar uma outra arte, a cinematográfica, que enriquece a vivência do aluno dentro de um mundo amplamente, mas também paradoxalmente tecnicizado e carente de valores.




Marilene Ferreira Cambeiro (coordenadora do referido projeto ligado ao PIC-UVA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário